17 de abr. de 2012

O experimento mais inútil e mais longo da história da Ciência

Se você acha que fazer feijão brotar para feira de ciências é demorado. Ou que estão enrolando muito para encontrar o Bóson de Higgs. Conheça a experiência de laboratório mais lenta do mundo.
 Sim. A experiência ainda está em curso. E o mais inusitado é que se trata apenas da observação de um gota se formando e caindo (!!!). Vamos entender como tudo se iniciou:

 O primeiro professor de Física na Universidade de Queensland, o professor Thomas Parnell, começou um experimento em 1927 para ilustrar que materiais cotidianos podem exibir propriedades muito surpreendentes.

 O experimento demonstra a fluidez e a alta viscosidade do piche (nome popular do betume, um derivado do petróleo), substância muito usada impermeabilizar barcos. À temperatura ambiente pode parece sólido, ainda que frágil, pois pode ser facilmente quebrado com um golpe de martelo. É surpreendente que ele seja considerado um líquido à temperatura ambiente.
 Em 1927 o professor Parnell aqueceu uma amostra de piche e derramou-a em um funil de vidro com a haste selada. Três anos foram necessários para que o líquido se "acomodasse" no fundo do funil. Em 1930 a haste selada foi cortada. A partir dessa data o betume tem gotejado lentamente para fora do funil. O quão lentamente? Bem, basta dizer que agora, 80 anos depois, a nono gota ainda está em formação.
 
O experimento foi criado como uma demonstração e não é mantido sob condições ambientais especiais (na verdade é mantida em um armário de exposição no foyer do Departamento), assim a taxa de fluidez varia com as mudanças sazonais de temperatura. 


Não obstante, é possível fazer uma estimativa da viscosidade desta amostra de piche. Acontece que o betume é cerca de 100 bilhões de vezes mais viscoso que a água! A imagem abaixo é do professor John Mainstone, que atualmente mantém o experimento. A tabela abaixo foi retirada do artigo supra referenciado (e traduzida).
Ano Evento
1930 A haste foi cortada.
1938 (dez) 1a gota caiu
1947 (fev) 2a gota caiu
1954 (abr) 3a gota caiu
1962 (mai) 4a gota caiu
1970 (ago) 5a gota caiu
1979 (abr) 6a gota caiu
1988 (jul) 7a gota caiu
2000 (28 nov) 8a gota caiu
 
Nos 80 anos que o piche foi pingando ninguém jamais testemunhou a queda de uma gota.
Se você estiver interessado em tentar a sua sorte, ou pelo menos apenas dar uma olhada nessa experiência, acesse o vídeo aqui. Mas não há nada de excitante para se ver. É muito mais divertido assistir a unha do pé crescer.

Detalhe, a última vez que pingou foi no ano 2000. Mas nada foi gravado por causa de um probleminha técnico na câmera.


 

Sobre

O Predador tem caráter informativo, interativoe humoristico e por isso normalmente alguém pode se ofender, o que NÃO é nossa intenção principal. Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.

Copiar os posts desse blog é liberado e incentivado, desde que a fonte seja citada.

Últimos comentários

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips