26 de out. de 2011

Laurel & Hardy




Laurel & Hardy nos Estados Unidos, O Gordo e o Magro no Brasil, Bucha e Estica em Portugal... Não Importa o nome, a crítica e público bradam em uníssono: São os gênios da comédia!

O inglês Stan Laurel (1890-1965) e o americano Oliver Hardy (1892-1957) já trabalhavam separadamente em alguns curtas dos Estudios Hall Roach na década de 20, apesar de já terem atuado casualmente em "Lucky Dog", de 1921. Mas foi só em 1926 que começaram interagir em "45 Minutes from Hollywood".
Em 1927, a dupla fez três filmes: "Slipping Wives", "Duck Soup" e "With Love Hisses". Observando o comportamento da platéia, durante as exibições, O diretor de Roach (Leo MacCarey) percebeu a enorme empatia por parte do público e resolveu apostar nos dois comediantes. Nascia o melhor duo de todos os tempos: O Gordo e o Magro!


     Laurel e Hardy em "Lucky Dog"
A partir daí, foi um sucesso atrás do outro, entre curtas e longas: "Negócios de Arromba" (1929), "Apresento-lhe Minha Esposa" (1929), "Abaixo de Zero" (1930) e "Dois Recrutas no Deserto" (1931), "Filhos do Deserto" (1933), "Dois Caipiras Ladinos" (1937) e o vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de 1932 - "Entregas à Domicílio", dentre tantos outros. Vale ainda destacar "Vizinhas Camaradas" (1929), que marcou a transição do cinema sonoro. Nessa época, a transição do cinema mudo para o falado ocasionou o desaparecimento da maioria dos atores, por não se adaptarem ao novo formato; Ollie e Stan, ao contrário, realizaram um incrível processo de osmose e se adequaram perfeitamente à tecnologia. A filmografia compõe 106 filmes ao todo, entre 32 curtas mudos, 40 curtas sonoros, 23 longa-metragens e 11 participações como convidados . Outra peculiaridade é que sempre usavam seu próprios nomes, em todos os filmes.
Em 1936, Hall Roach resolveu deixar a MGM (que distribuia seus filmes), assinando dois anos mais tarde com a United Arts. As brigas entre Laurel e Hardy eram constantes, ao ponto de Roach despedir Stan Laurel e instituir uma nova dupla entre Hardy e Harry Langdon, ator dos tempos de cinema mudo. Claro que não deu certo, e Laurel foi chamado de volta. A dupla finalmente deixou os Estudios Hall Roach em 1940, aparecendo em algumas comédias "B" da 20th Century Fox e Metro Goldwyn-Mayer, entre 1941 e 1944.
De 1945 a 1950, os dois fizeram alguns filmes em separado e se concentraram mais no teatro. Realizaram o último filme juntos em 1951, denominado "Attol K" (ou "Utopia"). O filme não obteve um bom retorno e encerrou definitivamente carreira dos dois no cinema. As últimas aparições foram em um programa na BBC chamado "Grand Order of Water Rats".
Oliver Hardy morreu em 7 de agosto de 1957. Laurel não compareceu ao funeral, por estar nas filmagens de "Babe Would Understand". Amigos da dupla dizem que ele ficou tão arrasado, que nunca mais se recuperou da perda. Viveu seus últimos anos em um quarto de hotel, em Santa Monica-CA. Recebia visitas constantes de seu pupilo Jerry Lewis, onde ajudou o jovem comediante no roteiro de "Mensageiro Trapalhão", de 1960.
Stan Laurel faleceu em 23 de janeiro de 1965, vítima de uma ataque cardíaco.
Acredito que o carisma e personalidade da dupla nunca vão ser superados. Laurel & Hardy deixaram sua marca indelével na história, de um modo gentil e inocente. Imprimiam um estilo de humor natural, sem recalques nem apelações. Assim como eles usavam os nomes reais em suas personagens, atuavam também da mesma forma: Sendo eles mesmos.

Abaixo, trecho de "Um Dia perfeito"
Almoço em família da dupla. Oliver Hardy já estava muito doente, nesta época.
Cenas do funeral de Stan Laurel, em 1965
    
Postado por: Predador
 

Sobre

O Predador tem caráter informativo, interativoe humoristico e por isso normalmente alguém pode se ofender, o que NÃO é nossa intenção principal. Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.

Copiar os posts desse blog é liberado e incentivado, desde que a fonte seja citada.

Últimos comentários

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips